2020 chegou chegando e a novidade deste ano é a oficina de percussão que irão ocorrer todos os sábados no Patio do Colaço (colégio municipal) no centro histórico de Santana de Parnaíba. A iniciativa é fruto de uma parceria forte firmada entre a Secretaria da Educação de Santana de Parnaíba e a Associação Civil Instituto Sufrutoverdeus (Sufruto).
Quer aprender a tocar todos, isto mesmo, todos!, os instrumentos que compõem um bloco de rua? Quer se tornar um ritmista de escola de samba? No dia 04 de Janeiro (sábado), a partir das 15h, A Sufruto ira lançou sua oficina de percussão (escolinha de samba) para o Carnaval 2020.
O primeiro dia do curso teve o comando dos mestre Andersom de Melo (Xibiu), que demostrou e explicou tudo sobre cada instrumento (surdo, caixa, repinique, tamborim, chocalho, agogô e cuíca). Na sequência haverá muita batucada.
Os instrumentos usados são: tamborim, pandeiro, chocalho, reco-reco, tarol, agogô, cuíca, repinique, caixa de guerra e surdos de primeira, segunda e terceira marcação;
As aulas vão acontecer durante todos os sábados, das 15h às 18h, até o carnaval começar em fevereiro. Os interessados vão realizar o sonho de tocar em um bloco de rua, com grandes instrutores e muita gente do samba de Parnaíba e região envolvidos.
Confira!
Percussão – Modalidade Bloco de Rua
Oficineiro: Anderson Mello
Aulas: 4 de janeiro a 20 de fevereiro de 2020
Dias: Sábados
Horários: das 15 às 18 horas
Classificação indicativa: a partir de 15 anos
Inscrições: no primeiro dia de atividades
Local: Colégio Tenente General Gaspar de Godoi Colaço
A matrícula será validada com a presença no primeiro dia. A Sufruto pede uma contribuição minima de 20$ reais mensais para ajudar na manutenção dos instrumentos para quem puder colaborar (não é obrigatório).
A oficina acontecerá no CM Colaço Colaço onde sempre ocorria os ensaios da Unidos de Parnaíba do nosso Mestre e Carnavalesco Miguel Luiz Villar, Localizada na Rua Coronel Raimundo, 104 ao lado da Igreja da Matriz, no centro histórico – Santana de Parnaíba-SP.
O intuito é resgatar nossas tradições que hibernam a 6 anos congeladas.
As escolas de samba nasceram entre as décadas de 20 e 30 e formaram-se com base nos Ranchos Carnavalescos, mas logo tomaram identidades próprias. As escolas de samba eram primitivas e rígidas e, ao longo do tempo, tornaram-se flexíveis, dando oportunidades para jovens e crianças.
Participe do evento do Facebook para realizar a pré-inscrição e compartilhe com os amigos.