Workshop do percussionista Nana Vasconcelos, ministrado na sede da Sufruto em 2012
MINISTÉRIO DO TURISMO, SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA E GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA, PONTO DE CULTURA SUFRUTO APRESENTAM:
Parnaíba Festival
O Parnaíba Festival, criado em 2010 pelo Instituto Sufrutoverdeus hoje Ponto de Cultura Sufruto com o tema “O Velho e o Novo no Contexto Contemporâneo”.
Nos tira da zona de conforto e nos leva a debater sobre novas questões sociais e culturais. Quando nos conscientizamos de que cultura é identidade de um povo e do meio em que ele vive nos perguntamos: Qual é a nossa identidade cultural?
“Se entendermos a importância de nos educarmos e agregar outras culturas que não fazem parte da nossa formação cultural, nos deparamos com o samba e toda sua pluralidade e ancestralidade.”
Contrariando a Lei 847, de 11 de outubro de 1890. Capitulo XIII, Art.402 que decreta o samba como ato marginal .
Hoje entendemos que o samba mais do que uma simples manifestação cultural é um ato de resistência e valorização de uma cultura que nos foi negada. Por isso vemos a importância de difundir e fomentar o Samba de Bumbo Paulista que hoje é reconhecido e tombado pelo Condephaat e Iphan, como patrimônio imaterial do estado de São Paulo.
Samba de roda, samba chula, samba de caboclo, samba de pareia, samba de coco, samba canção, samba de avenida, samba duro, samba de umbigada, Jongo, Partido Alto e outros que constitui a riqueza deste gênero
Parnaíba Festival aberto ao público, realizado durante a semana municipal da juventude. Está na sua quarta edição e é constituído por mostras, competições e apresentações artístico culturais. Nas edições anteriores possibilitou intercâmbio cultural, de diferentes formas de artes e promoveu o resgate e valorização do sambo de bumbo como patrimônio cultural de Santana de Parnaíba
Nas edições passadas o festival contou com a participação de150 VOLUNTARIOS E aproximadamente 1200 artistas como: Nana Vasconcelos, Nação Zumbi, Crioulo, Lenine, Emicida, grupos tradicionais de Samba de Bumbo Paulista e outros, mais de 30.000 mil pessoas passaram pelo evento. Este ano em seu novo formato on line. Tem a proposta de agregar música, literatura e artes visuais para resgate, fomento do Samba de Bumbo Paulista como identidade cultural.
Foto @yaahlopes (Yara Lopes)
Em breve mais informações no site –> parnaibafestival.com