Santana de Parnaíba é uma cidade histórica, localizada á 30km da capital paulista, e possui grande potencial artístico, histórico e cultural. Repleta de cultura, nela sobrevive dois grupos tradicionais de samba de bumbo, dos sete existentes no estado de São Paulo, que fazem perdurar no tempo uma tradição, hoje reconhecida como patrimônio imaterial do estado.
Nesse contexto, surgiu o Parnaíba Festival, um evento cujo objetivo é proporcionar o acesso ao lazer e a cultura, possibilitando um intercâmbio cultural entre o novo e o velho, dentro de um contexto contemporâneo, explanando para o público sobre a diversidade cultural e fortalecendo a identidade cultural do estado de São Paulo através do samba de bumbo paulista.
Com diversos pontos de atração, incluindo diversos segmentos artísticos, o evento possibilita que o público se entretenha em um emaranhado de cultura, se deparando ao vivo com a diversidade cultural, e em muitos casos, identifica apenas naquele momento, a cultura tradicional local.
Esse festival, tem o foco de mostrar não só diversidade, mas a tradição e as afro-raízes que a gente herda. Aqui tem o samba de bumbo, que tem uma similaridade com o samba do Rio, com o samba de Salvador, Ou mesmo com o boi do Maranhão e o maracatu de Recife. O fato deste festival priorizar essa diversidade, eu acho que isso é inteligente.
Lenine, cantor e compositor
Sobre o Parnaíba Festival 2011
Aqui respira cultura. Esta cidade é pequena, linda. Lembra muito Olinda. Mas tem uma coisa linda que é esse projeto, esse evento. Porque há uma miscigenação de informações culturais incrível. Vai do samba de bumbo ao eletrônico, e isso é uma oportunidade grande pra quem vem participar das oficinas ou para quem apenas vem assistir.
Naná Vasconcelos, percussionista
Sobre o Parnaíba Festival 2011
Em um dos pontos de atração, onde ocorrerá de fato a competição, as bandas tem uma missão como requisito de participação: inserir em sua música, independentemente do seu estilo, de forma criativa, o samba de bumbo. Para isso, a banda poderá contar com o auxílio prévio do Instituto proponente, que ministrará oficinas práticas de samba, proporcionado a interação entre os participantes, tornando a competição mais leve e com caráter criativo. Modelo esse, que obteve grande sucesso nas antigas edições do festival.
O festival, que ocorreu com êxito por três anos, realizado pela Coordenadoria Municipal da Juventude em parceria com o Instituto SufrutoverdeuS, completaria dez anos em 2020, mas o projeto encontra-se parado, por problemas orçamentários, desde 2013.
Por tais razões, esse edital trás ao Parnaíba Festival, uma oportunidade de celebrar seus 10 anos da melhor forma, revivendo e inovando. Com uma equipe comprometida e uma ideia que já demonstrou seu potencial e seus efeitos, temos a certeza de que a execução de um festival um pouco menor será brilhante e impulsionadora.
Importante ressaltar que com a inserção do tema economia criativa, poderemos dar um salto com o projeto, pois abrirá portas no quesito continuidade, considerando que as pessoas informadas e conscientes têm mais forças e ideias para encontrar meios de realizar. Santana de Parnaíba possui vasto capital intelectual, cultural e criativo, podendo assim gerar valor econômico e promover a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.