Relatório da 12ª Mostra Voturuna realizada dia 29 de Dezembro de 2019

12o Expedição ao Morro do Voturuna 

Foi realizada em em 29 de dezembro de 2019 a TRAVESSIA REFÚGIO X SURÚ através do Morro do Voturuna, em Santana de Parnaíba/SP, cerca de 25 participantes entre guias, profissionais de apoio e visitantes fizeram o trajeto que levou cerca de oito horas, foi feito plantio 25 árvores, oficina de yoga, oficina de bola de sementes, lanche compartilhado, gincana do lixo e foram prestadas orientações acerca do Morro e suas características, bem como aspectos geológicos, históricos e administrativos. 

Considerando a importância do trabalho desenvolvido cabe ressaltar o empenho e energia dirigidos a execução deste projeto, principalmente dos integrantes da Associação/Ponto de Cultura SUFRUTO, é este empenho que fará com que o trabalho tenha sucesso e um impacto positivo na preservação do lugar. 

Sugestões Técnicas de Condução de Grupo 

 Nomenclatura 

Para este evento, bem como os anteriores, foi adotado o termo “Expedição” para designar o realizado, contudo afim de facilitar a compreensão do público há espaço para adoção de termo mais próximo ao que de fato é realizado, como “Escalaminhada” ou “Travessia”. 

De qualquer forma, a Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro-FEMERJ estabelece o termo travessia como mais adequado, uma vez que não houve retorno ao início da trilha pelo mesmo caminho, se houvesse o dito retorno pelo mesmo caminho o termo “Trilha” seria suficiente, e se o retorno ao início fosse feito por outro trajeto seria mais adequado adotar “Circuito” para designação. 

A FEMERJ possui metodologia para classificação de trilhas. 

Classificação de Dificuldade

O fato de o morro oferecer diversas opções de trajetos faz que com que uma única classificação de dificuldade não caracterize nitidamente o que os participantes enfrentarão, desta forma cabe adotar um critério formal para avaliação do percurso, pois há escaladas em blocos com mais de 1 metro, caracterizando um Trilha Técnica, abrindo preâmbulo para novas caracterizações. 

Apesar de a classificação “Moderada” estar de acordo com o estabelecido pela FEMERJ para trilhas de até 12km e 800m de desnível, é sugerido que seja informado aos clientes dos trechos pontuais onde a dificuldade maior. 

Guias

O município possui três guias credenciados pelo Ministério do Turismo, acredito que qualquer um deles, por ter formação adequada, seja capaz de desenvolver tal atividade junto aos organizadores. Ficam os contatos: 

Cislei Pereira – Guia Regional CADASTUR 25.404383.64-3 – cel: (11) 98597-7319 

Priscila Pereira – Guia Regional CADASTUR 25.104039.28-9 – cel: (11) 98688-1477 

Marcos Hungria – Guia Regional CADASTUR 25.443329.17-6 – cel: (11) 97531-4162 

 Condução de grupo 

Os visitantes foram bombardeados de informações que contextualizaram o Voturuna e os municípios que eles pertencem(ex: O Voturuna tem 15% da área de mata nativa de Santana de Parnaíba*DADO FICTÍCIO), bem como fauna e flora, contação de histórias, lendas e mitos para dar um enriquecimento dos aspectos culturais, e o que é tombamento. 

Para comunicação entre quem está puxando a trilha e quem está fechando o grupo foi adotado um apito, o método se mostrou eficaz, mas o alto silvo de um apito pode assustar e afastar animais e pássaros, e uma visualização destes causaria um impacto positivo muito grande aos participantes. 

Conclusão       

Talvez sejam essas as ações básicas para implementação e com estudo novas medidas devem ser adotadas, como sinalização do trajeto, criação de mapa da trilha e catálogo de espécies que podem ser visualizadas. 

São de grande valia as informações que foram transmitidas sobre a água e as bacias que integram o Voturuna, importante esta atitude. 

De qualquer o forma o empenho é de grande valia e isso motiva muito para que o projeto seja desenvolvido de uma forma muito legal, ainda nesta linha não deixe de conhecer as cartilhas do Ministério do Turismo, sobre turismo de base comunitária, turismo de aventura e ecoturismo. 

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/turismo_de_bas e_comunitaria_em_ucs_caderno_de_experiencias.pdf

http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_pu blicacoes/Turismo_de_Aventura_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf 

http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_pu blicacoes/Ecoturismo_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf

Siga nossas redes 👍

Facebook
https://m.facebook.com/Sufruto

Whatsapp / Telegram
55 11 99779-3232

Twitter
https://mobile.twitter.com/sufruto

Instagram
https://www.instagram.com/sufruto.org.br

 

 

Sobre o Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Sufruto tem por objetivos: O desenvolvimento social e econômico da comunidade através de implantação de projetos culturais, sociais, ambientais e de capacitação profissional; as fontes de recursos podem ser de receitas próprias ou através de doações, parcerias, convênios com o poder público e privado ou outras organizações de âmbito municipal, estadual ou federal.

Quer receber as novidades do nosso blog?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente todas as novidades do nosso blog!

Fique tranquilo. Seu e-mail está completamente seguro com a gente.